Cidadania e Democracia na Antiguidade: Grécia e Roma


 Com o objetivo de elucidar algumas questões que permeiam alguns conceitos e a origem de instituições politicas que regem o cotidiano da maioria dos Estados Contemporâneos: as ideias de Politica, Cidadania e Democracia e da formação da Republica.
Na maioria das sociedades contemporâneas ideias e instituições como cidadania, democracia e republica foram parte do cotidiano destas pessoas. Mesmo que nem todas possam exercitar plenamente tais manifestações. Se folhearmos um dicionário qualquer veremos o significado das palavras “cidadania” (exercício dos direitos e civis e políticos de um Estado), “democracia” (sistema politico baseado no principio da participação do povo) e republica (forma de governo em que o povo exerce a sua soberania por intermédio dos seus representantes).
As origens destas instituições nos levam ao estudo das sociedades gregas (mais especificamente Atenas e Esparta) e romanas (sobretudo, nas disputas sociais envolvendo plebeus e patrícios pelo exercício da cidadania).    


A origem da democracia
            Proeminentes membros da aristocracia iniciaram reformas políticas para ampliar a participação política em Atenas. Note que este movimento, assim como veremos no transcorrer da história, tem seu inicio pela parte "superior" da população, parte esta mais instruída e politizada que as camadas subalternas da população.
            No inicio do século VI a.C., Sólon¹ abolou a escravidão por dividas e limitou os poderes da aristocracia. Decidiu, ainda, que todos os homens livres moradores de Atenas poderiam participar das Assembleias Populares, a Ekklésia², contudo a candidatura para cargos de importância (governador) só seria aceita para os cidadãos ricos.
            A partir do ano 514 a.C., o aristocrata Clístenes eliminou a divisão da sociedade ateniense de acordo com a riqueza e estabeleceu uma nova divisão segundo o local de residência. Esta decisão, aparentemente simples mas bem complexa para época, tornava todos os cidadãos iguais parente a lei de Atenas. Assim temos o inicio da democracia em Atenas.
            Não pensamos que a democracia nasceu com os mesmos aspectos que temos nas sociedades atuais. A democracia ateniense, porém, só eram considerados cidadãos os membros  do sexo masculino, filhos de mão e pai ateniense. As mulheres, os estrangeiros (mesmo os que moravam a muitos tempo em Atenas) e os escravos estavam a parte da cidadania e, portando estavam excluídos do direito de participar da vida política.


¹Sólon - Foi um legislador, jurista e poeta grego antigo.

²Ekkelésia - assim era chamada a principal assembleia da democracia ateniense.
Busto de Sólon

Nenhum comentário:

Postar um comentário